No período de 10 a 21 de junho de 2012, a equipe do CDS e IFT - Instituto Floresta Tropical realizaram capacitação de Inventário Amostral para moradores da comunidade Por Ti Meu Deus do Rio Acarai na Resex Verde Para Sempre.
É uma forma de divulgar as AÇÕES do CDS no município e aos parceiros.
MISSÃO
MISSÃO: Promover a vida digna e o desenvolvimento sustentável para todas as pessoas que moram no município de Porto de Moz.
Quem sou eu
- CDS - Porto de Moz
- O Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz - CDS, é uma entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2002 para trabalhar em prol das comunidades rurais do município de Porto de Moz. O principal enfoque foi a organização das comunidades rurais com a criação de associações comunitárias.O resultado do empenho do CDS foi a criação da RESERVA EXTRATIVISTA VERDE PARA SEMPRE em 2004. Com 1.200.000 mil hectares, tornando assim a maior RESEX do Brasil, ocupa cerca de 75% do territorio do Município de Porto de Moz. Após a criação da RESEX o Comitê apoiou na regularização fundiária nas terras que não fazem parte da RESEX.
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Curso Gestão de Empreendimentos Florestais
O CDS em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro, realizaram o primeiro curso de Gestão de Empreendimentos Florestais para comunitarios de cinco associações que pretendem fazer o manejo florestal de uso multiplos na Reserva Extrativista Verde para Sempre no municipio de Porto de Moz nos dias 02 a 04 de junho de 2012.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Curso DOP
Fim de maio o Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz (CDS) organizou em conjunto com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) a primeira oficina de Desenvolvimento Organizacional Participativo (DOP). Participaram 22 pessoas, todas de entidades parceiras do CDS (EMATER, SEMMA, Colônia dos Pescadores Z-64, Igreja Católica, STTR, ASPAR, Associação das Mulheres). A cooperante Bernadette Weiss e a socióloga Luciane Marinho do SFB apresentaram de forma bem dinâmica e linguagem adequada ao público a primeira de 3 etapas da metodologia do DOP. A cooperante do CDS Vera Müller-Plantenberg está acompanhando as oficinas e a disseminação das tarefas de campo, sendo ela presente no município. Os participantes estavam muito interessados de conhecer os conceitos sobre organizações e varias ferramentas de análise participativa, mesmo que vários deles já têm muita experiência no trabalho comunitário. Mas com esta reflexão se sentem mais fortalecidos e equipados para futuros desafios.
Assinar:
Postagens (Atom)