MISSÃO

MISSÃO: Promover a vida digna e o desenvolvimento sustentável para todas as pessoas que moram no município de Porto de Moz.

Quem sou eu

Minha foto
O Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz - CDS, é uma entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2002 para trabalhar em prol das comunidades rurais do município de Porto de Moz. O principal enfoque foi a organização das comunidades rurais com a criação de associações comunitárias.O resultado do empenho do CDS foi a criação da RESERVA EXTRATIVISTA VERDE PARA SEMPRE em 2004. Com 1.200.000 mil hectares, tornando assim a maior RESEX do Brasil, ocupa cerca de 75% do territorio do Município de Porto de Moz. Após a criação da RESEX o Comitê apoiou na regularização fundiária nas terras que não fazem parte da RESEX.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Primeiro Seminário de Manejo Florestal Comunitário no Municipio de Porto de Moz

Comunidades extrativistas apresentam e pedem agilidade para aprovação de seus planos de manejos florestais Comunitários

Acontecerá no município de Porto de Moz, Estado do Pará, no dia 24 de novembro de 2011, um evento denominado Seminário de Manejo Florestal Comunitário. O objetivo é apresentar as propostas de manejo florestal baseado nas capacidades e interesses das comunidades localizadas no interior da Reserva Extrativista “Verde para Sempre”, a maior do Brasil. Esta é uma iniciativa do Comitê de Desenvolvimento Sustentável (CDS) de Porto de Moz, e surge das necessidades das próprias comunidades de legalizar seu trabalho tradicional no manejo florestal. Em cima das propostas se pretende sensibilizar ainda mais as instituições governamentais, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), para a necessidade de ajustar as exigências burocráticas e técnicas às condições reais que atualmente essas comunidades possuem para formalizarem seus procedimentos de manejo tradicional, sem esquecer da sua sustentabilidade e viabilidade econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário